Evento de lançamento do Need for Speed Shift

Postado por Stocco

No sábado passado, o Rafael Stocco da equipe do In Game ad.Diction pôde conferir a ação de lançamento do game Need for Speed Shift, criada pela galera da Digitas. O evento começou em uma lan house e foi terminar em um kartódromo, onde 20 blogueiros competiram para ver quem levava a melhor, mas só um prevaleceu... O CANECO É NOSSO!!!

Project D: Um desafio de Old Games vs. New Gamers

Postado por Gui Loureiro

Confiram este maravilhoso desafio, que coloca um garoto de 11 anos para jogar os jogos mais difíceis do Nintendinho! Os jogos são: - Contra - Battletoads - Megaman 2 - Punch Out - Tartarugas Ninja 1

She Loves to yeahhhh yeahhh yeahhh!

Postado por Gui Loureiro

The Beatles Rock band promete ser um dos melhores títulos de games de banda e provavelmente será um dos mais vendidos. Confiram matéria completa sobre os reis do yeah Yeah yeah, com vídeos, setlist, imagens dos instrumentos e muito mais!

Confira os games mais irados... GRÁTIS

Postado por Gui Loureiro

Confiram os games mais irados em Flash e Java aqui no In Game ad.Diction

Mobilidade

Postado por Gui Loureiro On 15:15 0 comentários

Olá Addicteds,

Eu diria que “talvez” o título desse post seja uma das palavras da atualidade mais pertinentes ao nosso cotidiano, mas “talvez” é ser muito simplório, a colocação correta aqui é: Com certeza mobilidade é e será a palavra mais presente em nossas vidas.

Desde que fizeram o primeiro Tijorola, o mundo da telefonia mudou por completo, mesmo com linhas e aparelhos muito caros, os celulares emplacaram em nossas vidas e hoje com 170 milhões de brasileiros, temos 64% de usuários, um número quase 4 vezes maior do que o de internautas. Considerando que hoje, com aparelhos muito menores e melhores, que não fazem mais apenas ligar e receber mensagens, os móbiles estão 24 horas em nossas vidas, esta é com certeza a mídia mais importante dentre todas.
Nós substituímos o relógio de pulso para ver as horas na telinha, a agenda eletrônica então, é algo que as gerações de hoje em dia nem sabem o que é e se existiu e com as novas tecnologias, surgem também duas vertentes do Mobile Marketing, o SMS Marketing e Bluetooth Marketing.

Me lembro que na época da faculdade, já se ouvia falar do SMS Marketing, havia uma ação do McDonald´s que quando vc passasse por uma de suas lojas na Paulista na hora do almoço, vc recebia um torpedo com uma frase do tipo, “Que tal um Big Mac agora???”. Invasiva? Sim. Mas muito criativa. Mas eram, e ainda são, poucas as publicidades desse tipo, geralmente as operadoras vendem as suas bases (apesar de dizerem que não) e muitas vezes somos bombardeados por publicidades chatas e que não pedimos para receber.

A base de tudo está aí, assim como ficamos chateados com SPAM no e-mail, com folhetos e malas-diretas que passam por debaixo de nossas portas, o SMS, assim como todos os outros que eu falei, devem ser opt-in.

É aí que entra o Bluetooth Marketing, através de transmissores de Bluetooth, em locais específicos, como universidades, aeroportos, feiras e eventos, vc pode receber uma campanha ou promoção do anunciante, assim, além de ser uma transmissão mais rápida, vc sabe aonde exatamente o usuário vai estar quando receber, trazendo assim uma interatividade maior do anunciante com o cliente, que pode receber não apenas mensagens de texto, como vídeos, músicas e imagens. Mas o maior poder não está em nada disso, se a sua campanha for boa, mesmo que vc envie para poucas pessoas, ela pode tomar um tamanho estrondoso, pois a tecnologia permite não só vc mostrar para outras pessoas, como enviar o conteúdo que recebeu para um outro aparelho que tenha Bluetooth.

É mais uma ferramenta e talvez a mais poderosa ao lado da Internet de Marketing Viral.
_____________________________________________________________________________________

No próximo post: Mobile Game Advertising. Além disso tbm estou verificando algumas ferramentas de envio de newsletter para aqueles que não curtem assinar feeds.

Leia Mais…

Games Ensinam 2

Postado por Gui Loureiro On 18:29 0 comentários

Seguindo a linha de conscientização e aprendizado e dando uma trégua para a eterna batalha dos pais contra videogames X estudos, colégios particulares de São Paulo começam a adotar ferramentas como blogs e jogos de última geração para melhorar a aprendizagem dos alunos.

Com laboratórios para criar os seus próprios games, o aluno precisa usar história, geografia, física, biologia, geometria e educação artística, aplicando assim o que aprenderam em aula, mas com a estória (essa é com E mesmo) e os personagens que escolherem.

Moleza??? Nada disso, os trabalhos parecem ser muito fáceis, mas o difícil é fazê-los funcionar. Yuri Rodrigues, um aluno do nono ano do fundamental está desenvolvendo um game sobre a questão nuclear do Irã e o objetivo dos jogadores é impedir a 3ª Guerra Mundial, “Tem hora que é complicado, mas estou gostando. Não vejo a hora de ficar pronto”, diz o garoto.

E um incentivo a mais... só podem participar dos projetos os alunos que tiram notas boas.

Entre uma pesquisa e a execuação de um game, os alunos acabam aprendendo muito e até mesmo criando coisas novas como melhorias em fontes de energia, sócio-economia, infra-estruturas, etc.

Além disso, as escolas estão se virtualizando cada vez mais, instalando redes de conexões WI-FI, para que laptops e celulares com conexão a Internet sejam utilizados de qualquer lugar, tira-dúvidas e exercícios online e uma boa notícia... A ERA DO GIZ ESTÁ ACABANDO!!!

É isso mesmo, hoje já existem lousas digitais que passam direto o conteúdo para a Internet, onde através de um login e senha, os alunos podem pegar a matéria dada pelo professor. Pois é, estudar ficou muito mais fácil, acabaram-se as horas intermináveis de cópias nos cadernos, o que significa que ou os alunos estão prestando mais atenção nas aulas, ou estão bagunçando mais. Mas com essa onda de tecnologia, a bagunça pode ser algo que tende a acabar rapidamente, é só instalar câmeras de controle em cada sala, cada aluno que fizer bagunça... PÉÉÉÉ... advertência. (ô louco, que idéia mais Nazi)

Sensacional não? Como eu queria que tivesse essa história de games na minha época, podem ter certeza que eu seria o melhor aluno da classe. :-)

Leia Mais…

Games Ensinam!

Postado por Gui Loureiro On 15:10 0 comentários

Os jogos virtuais estão se tornando tão reais, que até um desafio lançado no WoW (World of Warcraft), uma praga que se espalhava com facilidade, está sendo estudada por especialistas, pois tudo leva a crer que as medidas tomadas para conter pragas e doenças no mundo real, foram infundadas. Vejam a reportagem aqui.

Em contrapartida temos uma das maiores empresas do mundo, a GE (General Electric), que criou um AdGame, para conscientizar a utilização de produtos e meios mais saudáveis para a terra. O produto, chamado ecomagination, nos mostra que qualquer empresa consegue aliar aspectos financeiros e ecológicos, colaborando com a conscientização.

Conheçam o jogo aqui!

As duas matérias são duas faces de uma mesma moeda, uma ensina pela dor e a outra pelo amor.

Leia Mais…

Pesquisa Games e In Game Ads

Postado por Gui Loureiro On 14:20 0 comentários

Olá addicteds,

Recentemente foi lançada uma pesquisa pela Massive (quem quiser ler o original clique aqui) revelando que In Game Ads são surpreendentemente efetivos. O estudo foi conduzido pela Nielsen Entertainment e examinado através de várias campanhas que veicularam na rede da Massive e os seguintes números apareceram:

• A familiaridade com a marca cresceu 64%
• A avaliação da marca aumentou em 37%
• O desejo de compra aumentou em 41%
• A lembrança do anúncio aumentou em 41%
• A avaliação do anúncio aumentou em 69%

A pesquisa só da força ao crescente mercado de In Game Advertising e provavelmente deve mudar a visão que muitas empresas possuem em relação a esse tipo de mídia. Vi tbm em outros dois blogs (Comunicadores de Plantão e Blogado), a mesma pesquisa e a opinião deles referentes a esse assunto é de que é realmente uma pena que esse tipo de mídia aqui no Brasil é praticamente nula, e sou da mesma opinião, porém, vejo grande sucesso aqui no Brasil, se seguirmos pela vertente do In Game Advertising em jogos online e até mesmo jogos para mobile, que já são uma realidade e que dão muito resultado.

Outra pesquisa feita pela ABI Research nos mostra que servir dinamicamente publicidade em consoles de videogame é algo que deve crescer 10x mais chegando a $852 milhões em 2011, junto com $1.1 bilhões dos downloads de jogos casuais e games clássicos. Talvez esta seja a única vez em que estudiosos de marketing ouvirão que está valendo mais a penas conquistar novos jogadores e reconquistar os antigos, do que fidelizar os jogadores de videogame. Isso é citado devido ao sucesso dos jogos casuais e de família como os apresentados no console Wii, onde os jogadores mais antigos que não desejam mais jogos de tiro ou violentos, se tornam o assunto do momento na indústria.

Ou seja, relativamente fáceis e baratos de criar, os games casuais são o lugar para se estar.

Leia Mais…

Comunidade de Jogos

Postado por Gui Loureiro On 14:35 0 comentários

Olá Addicteds,

Andei dando uma vasculhada na Internet e em blogs de amigos e vi no Message in a Blogger, uma notícia interessante.

Foi lançado um site chamado Kongregate, que ainda está em versão beta, e que basicamente é um Youtube de jogos online, só que com uma grande diferença, ao invés de vc enviar vídeos de qualquer assunto, vc posta games que vc próprio desenolveu.

Uma oportunidade única para gamers e desenvolvedores, o Kongregate, criado em 2006, provavelmente estará na boca dos bloggers e da mídia logo logo. Resta apenas saber se os jogos postados ali são apenas de usuários e não de empresas sérias como o Atrativa.

Fica aqui a dica, acho que vale a pena dar uma olhada.

E para quem leu meu post anterior, essa é apenas mais uma prova da força que está tomando o Web 2.0.

Leia Mais…

In Game Advertising de gente grande

Postado por Gui Loureiro On 14:26 0 comentários

Olá Addicteds,

Inicio essa semana com o que eu prometi, a entrada de duas gigantes no mundo do In Game Advertising, o que deve mudar todas as características desse mercado, principalmente em relação a consoles de videogame.

Conseqüência da migração de usuários que vêem menos TV para passar mais tempo jogando videogames ou navegando na Internet e do preço absurdo dos novos games, grandes empresas do meio viraram os seus olhos para essa fatia do mercado pouco explorada e compraram cada uma, duas empresas que já trabalhavam com In Game Advertising.

Uma delas fica muito claro de explicar o pq fez isso... a Microsoft visando aumentar o lucro de seus jogos do Xbox 360 e ganhar a guerra da nova geração de videogames (que eu acho que vou falar mais pra frente), compra a Massive Inc. que é uma das maiores empresas do ramo (mais de 35 milhões de Ads veiculados), dessa forma, a Microsoft conseguirá diminuir o preço de seus jogos (esperamos que sim) através da publicidade veiculada neles, tornando assim o seu console muito mais atrativo.

A Massive Inc. foi a primeira a perceber que com a chegada dos games online, o jogo publicitário mudou. Antes, qualquer publicidade em jogos para console, deveriam ser definidas muito antes de o jogo começar a ser fabricado, o que poderia durar mais de dois anos. Então imagine, justificar um investimento de marketing em um jogo que vc não sabe se vai ser um sucesso ou não, e que depois de um tempo, aquele anúncio viraria paisagem, pois ficaria estático e até mesmo ultrapassado. Com a entrada dos jogos online, a Massive percebeu que o tempo de exposição a um banner de um usuário que está jogando um jogo, é muito maior do que uma simples navegada na Internet. Além disso, a flexibilidade de interação de um anunciante com o jogo sem se tornar intrusivo, é gigantesca.

Agora com que os consoles se conectam a Internet Massive,consegue veicular dinamicamente anúncios desde que as produtoras permitam e entrem na rede Dinâmica da Massive.

Já a outra gigante é o Google (aliás, está uma briga de foice o mercado de publicidade online, uma guerra entre Yahoo, Microsoft e Google, que eu pretendo tratar depois) que comprou a Adscape Media (o site está fora do ar, padrão do Google fazer isso), uma empresa de São Francisco especializada em distribuição de publicidade pela Internet e inserção de publicidade em games. A Adscape Media tbm é detentora da patente Adverplay, que permite aos publicitários perceber a popularidade das oportunidades em propagandas dentro de games. Assim, mais uma vez, o Google se posiciona não mais como uma ferramenta de pesquisas (pq isso ele deixou de ser faz tempo) e sim como uma das maiores, se não a maior empresa de publicidade do mundo. E a compra da Adscape Media, linka com os objetivos do Google de veicular publicidade em jornais, rádios e até mesmo canais de televisão.

Agora me digam se isso não está ficando gigantesco??? Logo mais teremos postes de Bluetooth espalhados pelas cidades e enviando publicidades para os jogos conectados, ou até mesmo cada console de videogame terá o seu próprio GPS, que através de satélites seria possível inserir determinada mídia onde vc quiser e eu vou mais além. Os MMORPGs (Massive Multiplayer Online Role-Playing Games) deixarão de ser apenas para PCs (e já estão deixando) e cada console de videogame poderá ter um cadastro de usuários, que tenham os seus jogos preferidos e que possam entrar, antes mesmo de jogar o seu jogo, através do videogame, em salas de bate papo e participar de comunidades mundiais trocando idéias sobre jogos, dicas, segredos e rankeamento.

Logo mais o termo Web 2.0 estará ultrapassado e ouviremos falar em WWW 3.0, querendo dizer que a Web não está mais restrita apenas a Internet, ela estará presente em cada videogame, em cada celular, em cada TV e Rádio Digital, em cada carro com GPS. É uma grande Teia de Tecnologia se formando em nossas vidas e o significado mais puro e bruto da palavra Globalização.
_________________________________________________________

Em um próximo post: Números da Nielsen, referentes a IGA, Off-Records e as Rapidinhas.

Leia Mais…