Olá Addicteds,
Se lembram quando eu falei de uma comunidade de jogos chamada Kongregate? Pois bem, mostrando a força que estão tomando os games, mais uma nova comunidade surge, dessa vez em uma vertente que foge completamente do gamedev e que vai diretamente aos gamers de todo o mundo.
Quando eu era moleque e comprava todas as revistas Videogame, Gamepower, Super Game Power e etc. me lembro que muitos leitores enviavam fotos do fim dos jogos, que não serviam para nada, mas eu babava quando alguém conseguia terminar o jogo antes de mim hehehe!
E é isso que é o Wegame, ele possibilita que os gamers de todo mundo postem vídeos de suas façanhas e que comentem nos videos dos outros.
Para as mães e pais que dizem que videogame não da dinheiro, essa comunidade fez com que seus criadores, entre eles um rapaz de 19 anos chamado Jared Kim, arrecadassem meio milhão de dólares. Tomou!?
Olá Addicteds,
Eu venho falando sobre a Publicidade em Games ou Games Publicitários (Advergames) aqui desde o ínicio desse blog, bom, na verdade esse é o propósito dessa bagaça e eu acabei de pegar no Comunicadores de Plantão uma série de denominações para esse tipo de publicidade, confira:
* Advergames: são "jogos - anúncios", criados especificamente para promover um produto ou serviço. Exemplo.
* Dynamic In- Games: os elementos da publicidade de um jogo online mudam dinamicamente dependendo da localização geográfica, dia da semana ou horário do dia (outdoors, painéis, etc.)
* Inter - level Ads: os anúncios são exibidos durante pausas normais do jogo, como na passagem de níveis (inter-level) ou depois de completar cada fase;
* Game Skinning: inclui patrocínios de unidades ao redor do jogo e personalização da marca integrada ao jogo;
* Product Placement: as mensagens e marcas são integradas à ação do jogo (por exemplo bebidas, carros, celulares);
* Patrocínios: o anunciante compra 100% do espaço dentro e ao redor do jogo, como o patrocínio de um nível.
* Static In-game: elementos de publicidade que não podem ser alterados no jogo. Eles podem estar dentro do próprio game, nos menus, painéis, etc.;
* Post-game: exibe anúncios no encerramento do jogo;
* Pre-game: exibe anúncios em vídeo antes da partida ou enquanto o jogo é carregado.
Valeu Haendel pela reportagem. Segue aqui alguns exemplos de advergames, incluindo um que o próprio Haendel citou no blog dele.
Abraços