Evento de lançamento do Need for Speed Shift

Postado por Stocco

No sábado passado, o Rafael Stocco da equipe do In Game ad.Diction pôde conferir a ação de lançamento do game Need for Speed Shift, criada pela galera da Digitas. O evento começou em uma lan house e foi terminar em um kartódromo, onde 20 blogueiros competiram para ver quem levava a melhor, mas só um prevaleceu... O CANECO É NOSSO!!!

Project D: Um desafio de Old Games vs. New Gamers

Postado por Gui Loureiro

Confiram este maravilhoso desafio, que coloca um garoto de 11 anos para jogar os jogos mais difíceis do Nintendinho! Os jogos são: - Contra - Battletoads - Megaman 2 - Punch Out - Tartarugas Ninja 1

She Loves to yeahhhh yeahhh yeahhh!

Postado por Gui Loureiro

The Beatles Rock band promete ser um dos melhores títulos de games de banda e provavelmente será um dos mais vendidos. Confiram matéria completa sobre os reis do yeah Yeah yeah, com vídeos, setlist, imagens dos instrumentos e muito mais!

Confira os games mais irados... GRÁTIS

Postado por Gui Loureiro

Confiram os games mais irados em Flash e Java aqui no In Game ad.Diction

Crescimento dos Jogos Casuais

Postado por Gui Loureiro On 16:20

Olá pessoal,

Venho levantar hoje uma questão - para introduzir outra em um próximo post - que tenho visto muito em outros blogs e sites de notícias especializados, que são as taxas de crescimento do uso de videogame e casual games (Online e Mobiles).

Eu tenho 25 anos hoje (26 dia 5 de setembro, não se esqueçam hein!) e lembro que desde que eu tinha uns 7 anos, ou menos, os jogos casuais para o computador já existiam e tanto eu quanto o meu pai, um dos poucos da idade dele, jogávamos aqueles jogos em monitor monocromático e profundamente toscos, mas extremamente divertidos e fazíamos passar o tempo.

Quando chegou a nova era de PCs e por conseqüência games, os jogos casuais perderam o efeito para mim, por causa dos Adventures da Lucas Arts (Day of the Tentacle, Sam & Max, Monkey Island) e os jogos de corrida como Indy 500 e etc. e aqueles jogos toscos foram ficando para trás, perdidos em disquetes de 5 e 1/4 e em códigos escusos que vc nem sabia que existiam no seu computador. Mas a grande pergunta é: Será que caras da idade do meu pai continuaram jogando?

Tudo leva a crer que sim, mas nunca houve tanta mobilização naquela época, de fabricantes e anunciantes para esses games quanto hoje. Os casual games, ou jogos de passatempo, hoje não são apenas criados por nerds que não tinham nada o que fazer e que sabiam um pouco de programação. Empresas gigantescas estão por trás deles, como a Realnetworks, e investem milhões em marketing para trazer cada vez mais usuários para esses tipos de jogos. Mas pq o sucesso disso?

Com o constante crescimento da Internet e de ferramentas que agilizam os processos, o trabalho de cada um aumentou e o tempo para fazê-los diminuiu consideravelmente, então o stress do dia-a-dia, precisa de uma válvula de escape. Com a forte entrada das mulheres no mercado de trabalho, as antigas mães e donas de casa, deram lugar a mulheres que precisam provar o seu trabalho dia após dia frente a homens que acham que sabem muito mais que elas, aí elas chegam em casa estressadas depois de um dia cansativo e o único tempo livre que elas tem, elas tem que passar com o marido e com os filhos, ou se não tiverem nenhum dos dois, apenas descansando e se preparando para o dia seguinte.

Resumindo, enquanto nossos filhos ficam jogando videogames, dando tiros em monstros, salvando princesas em MMORPGS, roubando carros (deixo claro que sou totalmente contra esse tipo de jogo), nós passamos o tempo, logo depois do almoço, ou naquele finalzinho de tarde, ou naquela noite de insônia, com os jogos casuais, que são muito bem feitos e que acima de tudo são muito legais.

E é para esse lado que os In Game Advertisers tem que olhar. Para que anunciar em um videogame, que o kra está tão entretido com o jogo que não quer saber de nada a não ser passar de fase e que o seu anúncio se torna apenas uma paisagem para levar um tiro de bazuca, se você pode anunciar de maneira menos intrusiva em jogos casuais online e com muito mais efeito? Afinal... anúncios em videogame ainda não são clicáveis!!!
_________________________________________________

No próximo post - Um pouco mais sobre publicidade em Videogames e a compra de duas grandes empresas do mercado pela Microsoft e pelo Google.

4 Response to "Crescimento dos Jogos Casuais"

  1. Unknown Said,

    E ai Gui,

    Legal o Blog... e concordo, publicidade em games é um lance muito interessante, e traz muitos beneficios para empresas que buscam posicionamento e relacionamento. Eu mesmo fiz uma consultoria pra VW exatamente sobre isso, ja fazem uns 3 anos, e hoje uma das coisas que minha empresa faz, é a representação de conteúdo (e alguns jogos) pra telefonia móvel... boa sorte com o blog, eu voltarei! :)

    abração

     

  2. Gui Loureiro Said,

    Mais pra frente eu tbm vou falar de mobile, mas ficam aqui as minhas idéias:

    Na verdade no mundo de hoje, que somos bombardeados por informações de todos os lados, milhares de comerciais, mídia indoor, spam, SMSs, banner na Internet e tudo mais, fica difícil discernir o que é bom e o que é ruim e acabamos passando batido em muitas coisas boas.

    Aí está o desafio do profissional de comunicação, como atingir o seu target da melhor forma? E nessa eu dou os parabéns a ESPM por criar uma especialização de seu curso de Propaganda e Marketing, que é o de Comunicação Integrada.

    Esse é o futuro! Não deveriam existir mais planos que não visem 3 ou mais canais de mídia e que incluam quase sempre a Internet como o fim do funil. Com a chegada da TV Digital e dos Mobiles de nova geração como os Blackberrys, pq vc não pode alinhar a campanha que está rolando no celular ou na tv, com alguma coisa na Internet tbm? Afinal é como eu sempre digo, tudo tem que estar a um click de vc fazer alguma coisa, a não ser que seja uma campanha institucional, se não existir a chance de interagir com o anunciante da campanha, logo na primeira vez, o anunciante já está perdendo dinheiro.

     

  3. Unknown Said,

    Concordo total... só fazendo um adendo... celular é um mundo complicado, com esse lance da Anatel, integradoras, operadoras... não é um mercado fácil de lidar, mas não deixa de ser um nicho muito forte... e de cara 2 razões muito simples...

    1- O Br tem cerca de 110 milhões de celulares.

    2- É a unica "midia" que ta com você até quando você está dormindo.

    Mas enfim, essa é uma looonga discussão.. rs..

     

  4. Gui Loureiro Said,

    Você falou tudo, "2- É a unica "midia" que ta com você até quando você está dormindo.". Hoje em dia o celular substituiu tantas coisas que existiam anteriormente como: relógio de pulso, calculadora, agenda eletrônica ou normal, etc. que ele se tornou totalmente indispensável no nosso dia-a-dia. Conheço pessoas que nem mesmo tem telefone fixo em casa.

    Eu li uma reportagem do Aleksander Mandic falando sobre as novas tecnologias de celular que ainda nem chegaram no Brasil e que estão sendo estudadas, num futuro próximo, se formos enviar um arquivo de Terabytes e apertarmos o botão errado sem querer... será tarde demais.

    Então realmente, uma das grandes forças do marketing está em explorar o mobile, não só através da tecnologia Bluetooth como do próprio SMS. Como eu disse em comentário anterior, quando a mídia é bem feita, o termo "intrusão" é amenizado.

    Mas como vc mesmo disse, isso é uma ssunto que vai longe e pretendo tratar de Advertising Mobile e Games Mobile mais pra frente.
    :-)