Olá Addicteds,
recentemente saíram boas notícias para nós gamers, a International Research firm Parks Associates, prevê um futuro brilhante para os games casuais, a previsão é de que até 2013, o negócio de casual games chegue a US$ 1 bilhão e a chave para tudo isso é... Redes Sociais.
Isso é fato, a identidade e integração de casual gamers em redes sociais irá permitir a manutenção da audiência e expandir para outros gamers e quando eu falo isso, não é apenas de casual games no PC, mas também em videogames como XBOX 360 e o Wii que permitiram aos seus usuários, a acessarem jogos casuais em suas redes e jogar com seus amigos através da Internet.
As empresas tem que começar a perceber que não basta você vender um jogo para o sujeito ter acesso ilimitado, venda assinatura do seu site, durante aquele período, ele tem acesso ilimitado a todos os jogos, ou uma quantidade X de jogos e se quiser renovar a assinautra, faça ele ganhar pontos com isso. Se ele for o melhor jogador de um determinado jogo, faça ele gannhar pontos com isso. E permita que ele troque esses pontos por prêmios. Você irá fidelizar o seu cliente e com certeza ele divulgará isso para sua rede de amigos.
As empresas de casual games, irão continuar com o foco em mulheres com faixa etária 35+, mas finalmente conseguiram enxergar que outros gêneros, canais de distribuição e modelos comerciais devem ser criados. A idéia de comunidade, assinaturas e publicidade são modelos que devem se tornar presentes em qualquer rede de Casul Games como as features mais importantes do seu negócio.
E enquanto a indústria dos games amadurece, novos modelos surgirão. Enquanto as Assinaturas tendem a atrair Heavy Gamers, aqueles que jogam menos, sçao atraídos por jogos que são disponibilizados de graça, por conta de publicidade, além do famoso, teste antes de comprar. Só que o modelo Ad-Supported ou seja, o modelo com publicidade In Game precisa evoluir também, é jogar dinheiro fora, você disponibilizar a mesma versão do game, para aqueles que compram e para aqueles que aceitam ver publicidade. As empresas, tem que fazer versões menores e anunciar que se ele comprar, o jogador abrirá uma gama de novidades, fases, segredos, itens, que não estão na versão com publicidade.
Não podemos nos esquecer do modelo que os videogames de 3a geração implementaram, que é o de você jogar uma versão light de graça e ir comprando itens, níveis, ferramentas entre outras coisas para dar um upgrade no jogo. E aí indo mais além, as empresas poderiam liberar um esquema meio open Social, para qualquer desenvolvedors criar itens novos para esse jogo, aí a receita que vier da venda desses itens é dividida entre o desenvolvedor e a fabricante do game.
Abraços
Gui Loureiro
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