Olá Addicteds,
quando eu era dos aúreos tempos de BBS, tinha um joguinho feito em ASCII se eu não me engano, que era muito bom e se chamava Planets: The Exploration of Space. O jogo basicamente foi o íncio, junto com LORD (Legend of the Red Dragon), dos MMOs. Obviamente não eram real time, você mandava as suas ações e outros também e depois o computador computava (que bonito isso) e quando você entrasse de novo ele dizia o que tinha acontecido.
Agora, lendo a Meio Digital desse mês vi uma matéria que me deixou muito feliz, um game chamado Taikodom, 100% made in Brasil (com S mesmo) se torna muito popular no mundo inteiro.
A Hoplon Infotainment, criadora do game Taikodom, lançou-o no final do ano este game voltado para jovens e adultos e se consagra como o maior projeto de jogo online desenvolvido no Brasil, com investimento de cerca de R$ 15 milhões e uma equipe de mais de 70 profissionais.
E ele entra com um conceito diferente de game, classificado pela própria Hoplon como MSG (Massive Social Game) que mistura o game aos mundos virtuais e a colaboração do usuário para construir o mundo de Taikodom, onde você pode pilotar a sua nave, se juntar a corporações e dominar o mundo (MWAHAHAHAHAHA) ou então virar um jornalista, criar um blog na própria interface do jogo e ajudar a enriquecer a história do mesmo.
O mais interessante é que ele foge da linha de subir de nível baseado em experiências, skill e outros elementos presentes em MMORPGs, ali você pode comprar, como em Gunbound, créditos para utilizar no jogo e comprar naves melhores, armas e outros itens para enriquecer a sua experiência, contando inclusive com uma ferramenta de leilões onde os jogadores poderão negociar suas peças e naves com outros players. Ah! E você não precisa ser o que escolheu no início do jogo para sempre, ou seja, se escolheu ser um piloto e depois quiser sossegar e virar um carregador, você pode.
Junto com o lançamento do jogo, sai também um livro introdutório chamado “Taikodom: Despertar", do J. M. Beraldo.
A receita do jogo virá em publicidade "in-game" - que permitirá às empresas colocarem sua marca no game - da venda de itens (merchandising relacionado com o game, como livros e cards) e, principalmente da venda de pacotes de benefícios para melhorar a performance dos participantes que têm menos tempo para jogar.
Taikodom é só o início de onde os MSGs podem chegar, com o diferencial de unir estilos de games em um só universo, mesclando os metaversos, com os MMOGs o que permite a participação de milhares de jogadores em um mesmo mundo virtual.
Abraços
Gui Loureiro
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