Olá Addicteds,
nem tive tempo de avisar que eu iria, mas ontem ocorreu o VI Media Connections organizado pelo Grupo de Mídia de São Paulo, o tema??? IN GAME ADVERTISING!
O objetivo: Mostrar aos profissionais de mídia brasileiros as oportunidades de uso da propaganda em jogos, através de advergames e In Game Advertising.
Os palestrantes: Mitikaso Lisboa, da Hive Entertainment e responsável pelo WCG Brasil 2007 (etapa brasileira do maior torneio de games do mundo) e ninguém menos que o gerente de marketing do XBOX 360 da Microsoft, Guilherme Camargo.
O mediador: André Forastieri, sócio da editora Futuro Comunicação.
As impressões: Bom, o evento foi muito bacana, mais um workshop do que evento, pois além das palestras, a participação do público foi muito importante, com muitas dúvidas, esse workshop serviu não apenas para os mídias conhecerem o potencial da indústria gamer e como anunciar para os diferentes públicos que existem nelas, mas também para aqueles que não eram mídias, como eu e a minha gerente, outros de outros portais, empresas desenvolvedoras de jogos, se apresentarem e rebaterem as besteiras ditas.
O que foi falado pelo Miti: Miti que já trabalhou no Atrativa, fez unma interessenate apresentação, com dados muito bons e foi falado dos diversos nichos que existem entre os gamers, separando-os como casual, moderate, hard core e ultra hard-core user e como atingí-los de uma forma que fique clara e que vc não perca dinheiro.
O que foi fala pelo Guilherme: O Guilherme Camargo mostrou como foi o lançamento do Halo 3 pelo mundo e explicou pq o In Game Advertising não deve vir para o Brasil tão cedo, pois hoje temos apenas 25.000 usuários XBOX 360 aqui no Brasil e isso não justifica o investimento para trazer o XBOX Live e outras forças para vender publicidade aqui. Eu acredito que com a fabricação dos consoles aqui no Brasil, diminuindo assim o preço, tanto do console quanto dos jogos e também por já existir uma divisão nacional criada para cuidar apenas do console o XBOX é uma das principais forças aqui no Brasil para ganhar a guerra dos videogames em território nacional.
O que foi falado pelo André: Na minha opinião o André falou algumas coisas que não são nada válidas e que vão na contramão daquele workshop de ontem, mas a coisa mais absurda que ele falou foi que anunciante para gamer, tem que ter produtos para gamers e isso é uma grande besteira, pois o gamer acima de tudo é um consumidor, ele come em restaurantes, ele compra carros, televisões, dvd players, ele é um ser humano como todos os outros, mas que está muito mais apto a ver uma propaganda pois passa mais tempo em contato com ela, devido ao tempo que joga (isso foi rebatido por mim e pela Kelly, minha gerente). Além disso ele falou tbm que não existem serious games, para auxiliar vestibulandos, ou até mesmo homens de negócios, com estratégias de marketing e tudo mais, mas esses games existem sim, não sei aqui no Brasil a força deles, mas nos EUA é bastante forte, existe até uma divisão do site Gamasutra que fala só sobre eles e sobre suas vantagens e pior, ao meu lado sentou o Nicolas da Webcore e a empresa dele desenvolve serious games. Mas os dados que ele apresentou são consistentes e uma das coisas muito bacanas que ele falou, que o pessoal aqui da Atrativa discorda, mas eu concordo 100% é que games para crianças de 4 a 12 anos, estão bombando, isso não só é uma realidade como existem pesquisas disso, 96% das crianças chinesas perdem as férias jogando jogos online, além disso, se não fosse válido o que ele disse, nem o Cartoon Network, como citado por ele e nem o Nickelodeon fariam sites com jogos para a molecada jogar.
No final, troquei alguns cartões bacanas, conheci um pessoal, fiz alguns contatos, inclusive com o Guilherme Camargo e logo mais o material da palestra deve ser disponibilizado para nós, aí eu coloco aqui alguma coisa.
Conclusão: O evento foi bom, acho que elucidou bastante gente, espero que tenha mais. Só não foi melhor, pq houve muita interrupção e a moderação foi mediana no começo, esperava tbm que fossem passados mais dados sobre In Game Advertising, mas percebi que os mídias aprenderiam mais acessando o meu blog e clicando na tag "pesquisas".
Grande abraço a todos
PS: Não esqueci dos próximos posts que eu prometi no post anterior, é que esse aqui foi extra :-P
Posts Relacionados:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 Response to "VI Media Connections"