Se a nova onda da Internet é a publicidade em jogos online (In Game Advertising) e se a nova onda da publicidade em geral é o Mobile, o que dizer se unirmos os dois tipos de mídia?
Existe uma vertente do IGA que se chama advergames, que basicamente é uma empresa fazer um jogo dela mesmo, assim como o Burger King e a GE já fizeram e vender o distribuir para os seus consumidores. Agora parece que as empresas estão fazendo jogos também para o celular.
“No segundo semestre do ano passado, a Visanet realizou uma campanha promocional na qual distribuiu 200.000 games para consumidores que fizessem compras acima de R$ 30 numa rede específica de estabelecimentos.” – fonte: Blog Mobilizado
O game, um jogo de cobrança de faltas e pênaltis que era alinhado com a campanha “Apaixonados por Futebol”, estampava a marca no celular do consumidor, através de momentos de descontração e passatempo, quando o usuário jogava o jogo, aumentando assim o Share of Mind.
Outras grandes empresas tbm entraram nesse ramo, como a Volkswagen, com uma versão do Supertrunfo e a Pepsi com personagem Twistão, chegando a ter mais de 30 mil downloads cada uma.
O maior problema que os jogos para mobile enfrentam são a péssima distribuição e comunicação, não considerando os casos acima, que são totalmente promocionais e tiveram uma ação de comunicação das empresas, os jogos casuais para Mobile são difíceis de se achar e o medo que algo dê errado na conexão e vc perca dinheiro é maior ainda.
Mas enfrentando esses problemas, gigantes começam a desenvolver não só melhores jogos, como tbm redefinir suas estratégias.
Vc já esperou horas em uma fila? Quem nunca fez isso que atire a primeira pedra! E é nesse mote que empresas como a Glu Mobile desenvolvem de 20 a 25 jogos por ano, com custos, se comparados com jogos para videogame, baixíssimos. Jogos para taxistas que esperam o passageiro, jogos para passageiros que esperam o taxista e por aí vai. A variedade dos jogos é gigantesca e totalmente personalizada para cada região do mundo. Com jogos que vão desde os de tabuleiro simples até o Poker Texas Hold´em, além disso, a nova onda é fabricar jogos pornográficos como um Sexy Poker.
Mas se o negócio da tão certo, porque uma empresa tão séria como a Nokia, que possuía o seu N-Gage, saiu do mercado? Bom... acabaram de voltar e irão competir diretamente com a Apple e o seu iPhone, que deve em breve, após estabilizar os seus serviços básicos, entrar mais forte no mercado de games, afinal o aparelho é ideal para se jogar, com tela grande e sensível a toques e sensores que detectam quando o aparelho está sendo inclinado como um controle de Wii. Hoje já existem jogos para o iPhone, porém, nenhuma das plataformas que emulam esses jogos foi fabricada oficialmente pela Apple e sim crackeada por Hackers, como o iPhoneNes.
A única coisa que tenho a dizer sobre isso é... Tomem cuidado, pois o Google vem aí com o seu gPhone!!!
Posts Relacionados:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 Response to "Mobile Games e Advertising"