Olá Addicteds,
Inicio essa semana com o que eu prometi, a entrada de duas gigantes no mundo do In Game Advertising, o que deve mudar todas as características desse mercado, principalmente em relação a consoles de videogame.
Conseqüência da migração de usuários que vêem menos TV para passar mais tempo jogando videogames ou navegando na Internet e do preço absurdo dos novos games, grandes empresas do meio viraram os seus olhos para essa fatia do mercado pouco explorada e compraram cada uma, duas empresas que já trabalhavam com In Game Advertising.
Uma delas fica muito claro de explicar o pq fez isso... a Microsoft visando aumentar o lucro de seus jogos do Xbox 360 e ganhar a guerra da nova geração de videogames (que eu acho que vou falar mais pra frente), compra a Massive Inc. que é uma das maiores empresas do ramo (mais de 35 milhões de Ads veiculados), dessa forma, a Microsoft conseguirá diminuir o preço de seus jogos (esperamos que sim) através da publicidade veiculada neles, tornando assim o seu console muito mais atrativo.
A Massive Inc. foi a primeira a perceber que com a chegada dos games online, o jogo publicitário mudou. Antes, qualquer publicidade em jogos para console, deveriam ser definidas muito antes de o jogo começar a ser fabricado, o que poderia durar mais de dois anos. Então imagine, justificar um investimento de marketing em um jogo que vc não sabe se vai ser um sucesso ou não, e que depois de um tempo, aquele anúncio viraria paisagem, pois ficaria estático e até mesmo ultrapassado. Com a entrada dos jogos online, a Massive percebeu que o tempo de exposição a um banner de um usuário que está jogando um jogo, é muito maior do que uma simples navegada na Internet. Além disso, a flexibilidade de interação de um anunciante com o jogo sem se tornar intrusivo, é gigantesca.
Agora com que os consoles se conectam a Internet Massive,consegue veicular dinamicamente anúncios desde que as produtoras permitam e entrem na rede Dinâmica da Massive.
Já a outra gigante é o Google (aliás, está uma briga de foice o mercado de publicidade online, uma guerra entre Yahoo, Microsoft e Google, que eu pretendo tratar depois) que comprou a Adscape Media (o site está fora do ar, padrão do Google fazer isso), uma empresa de São Francisco especializada em distribuição de publicidade pela Internet e inserção de publicidade em games. A Adscape Media tbm é detentora da patente Adverplay, que permite aos publicitários perceber a popularidade das oportunidades em propagandas dentro de games. Assim, mais uma vez, o Google se posiciona não mais como uma ferramenta de pesquisas (pq isso ele deixou de ser faz tempo) e sim como uma das maiores, se não a maior empresa de publicidade do mundo. E a compra da Adscape Media, linka com os objetivos do Google de veicular publicidade em jornais, rádios e até mesmo canais de televisão.
Agora me digam se isso não está ficando gigantesco??? Logo mais teremos postes de Bluetooth espalhados pelas cidades e enviando publicidades para os jogos conectados, ou até mesmo cada console de videogame terá o seu próprio GPS, que através de satélites seria possível inserir determinada mídia onde vc quiser e eu vou mais além. Os MMORPGs (Massive Multiplayer Online Role-Playing Games) deixarão de ser apenas para PCs (e já estão deixando) e cada console de videogame poderá ter um cadastro de usuários, que tenham os seus jogos preferidos e que possam entrar, antes mesmo de jogar o seu jogo, através do videogame, em salas de bate papo e participar de comunidades mundiais trocando idéias sobre jogos, dicas, segredos e rankeamento.
Logo mais o termo Web 2.0 estará ultrapassado e ouviremos falar em WWW 3.0, querendo dizer que a Web não está mais restrita apenas a Internet, ela estará presente em cada videogame, em cada celular, em cada TV e Rádio Digital, em cada carro com GPS. É uma grande Teia de Tecnologia se formando em nossas vidas e o significado mais puro e bruto da palavra Globalização.
_________________________________________________________
Em um próximo post: Números da Nielsen, referentes a IGA, Off-Records e as Rapidinhas.
Posts Relacionados:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 Response to "In Game Advertising de gente grande"